Inicialmente, importante esclarecer o que é a “Prova de Vida”.
A Prova de vida do INSS é uma exigência anual para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social que tem como objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos.
Contudo, em razão da pandemia, no ano passado, a comprovação foi suspensa a partir do mês de março.
Com isso, tal exigência só retornou no mês de junho deste ano, ficando assim, mais de um ano sem ser realizada. Por esse motivo, e como o objetivo de evitar aglomerações e a propagação da Covid-19, o INSS definiu um calendário.
Desta forma, a cada mês, dois grupos estavam sendo convocados, conforme o mês de vencimento da Prova de Vida do INSS; mas, o segurado não é obrigado a esperar até o mês em que o prazo dele acaba, podendo realizar antes, de acordo com a disponibilidade da instituição financeira em que recebe o pagamento.
Porém, recentemente o Congresso Nacional retirou o veto do Presidente da República; Jair Bolsonaro, suspendendo a obrigação de realizar a Prova de Vida do INSS até 31 de dezembro de 2021, devido á pandemia. Segundo os parlamentares, a comprovação coloca em risco os segurados e servidores.
Portanto, com a derrubada do veto, a Prova de Vida do INSS fica suspensa novamente até dezembro de 2021. Desse modo, o calendário em vigor pode ser desconsiderado. Porém, os segurados possuem a faculdade de já realizar o procedimento, caso queiram.
Até o presente momento, 28,7 milhões de segurados já realizaram a Prova de Vida do INSS entre 2020 e 2021. Porém, de acordo com o órgão, mais de 4 milhões de beneficiários ainda precisam realizar a comprovação.
E quais as formas de fazer a Prova de Vida do INSS???
A atualização deve ser feita no banco onde o aposentado ou pensionista recebe o benefício do INSS. Assim, a prova de vida pode ser realizada no guichê de atendimento, no caixa eletrônico ou pelo internet banking, em alguns casos, sendo que pessoas acamadas ou maiores de 60 anos que tenham dificuldade de locomoção podem fazer a prova de vida em domicílio. Para isso, o beneficiário ou um familiar deve agendar, pela Central de Atendimento do INSS no número 135 ou pelo Meu INSS, uma visita de um funcionário do órgão.
Uma outra forma de realizar a prova de vida é online para quem tem a biometria cadastrada no TSE e no Detran. Os aposentados e pensionistas que vivem no exterior devem fazer a prova de vida por meio de procuração, caso não possam comparecer no dia solicitado pelo banco.
Ademais, a plataforma Meu INSS foi atualizada e agora também disponibiliza a Prova de Vida do INSS online, tanto no site como no aplicativo. A mesma ferramenta está disponível no app.
Para fazer a comprovação por esse meio é preciso que todos os dados cadastrais estejam atualizados. Além disso, é preciso autorizar a execução da prova na plataforma escolhida. Veja abaixo o passo a passo:
Acesse a plataforma;
Selecione a opção “Prova de Vida”;
Realize o reconhecimento facial, por meio de fotos, conforme as orientações;
Na sequência, anexe uma foto do documento de identidade oficial com foto;
Informe o número do Título de Eleitor;
Aguarde pela análise e validação do procedimento;
Será gerado um comprovante de realização da prova de vida
Por fim, apesar desta nova prorrogação do prazo, orientamos que não deixem para última hora para realizar a Prova de Vida junto ao INSS, pois caso não seja feita poderá ocasionar a suspensão do pagamento do benefício!
Fiquem atentos!!!
Comments